CROSSFIT - MAIS QUE UMA MODA, UM ESTILO DE VIDA

CROSSFIT - MAIS QUE UMA MODA, UM ESTILO DE VIDA

O CrossFit é uma atividade física que tem vindo a ganhar cada vez mais praticantes e atletas. É uma metodologia de treino criada por Greg Glassman e tem por base a constante variação de movimentos funcionais, realizados em alta intensidade e com curtas durações.

O que distingue o CrossFit de um treino de musculação ou outras modalidades do Fitness é exatamente a combinação destas três variáveis. A constante variação de exercícios visa o ganho da experiência de quem o pratica. Os movimentos funcionais são a principal ferramenta da modalidade. É através da sua realização que o atleta vai desenvolver a sua capacidade física. O objetivo não é a especialização numa única vertente de treino mas sim, variar o estímulo de treino para treino. De forma a permitir que o atleta desenvolva várias capacidades físicas em simultâneo.

 

BASES DO CROSSFIT

  1. 1. Uma das bases do CrossFit são os exercícios de alta intensidade, exercícios de explosão e pesados.
  2.  
  3. 2. Intervalos curtos, ou seja, entre exercícios de alta intensidade as pausas são curtas, o que promove uma maior queima de gordura, tanto durante como após o treino. O que acaba por ter influência na perda de peso e massa gorda.
  4.  
  5. 3. Um treino à base de movimentos funcionais, realizados com diferentes intensidades e com exercícios que variam de treino para treino. O objetivo é desafiar os limites do corpo a cada sessão, isso evita que o organismo se habitue sempre ao mesmo treino, e estimula a perda de peso e/ou massa gorda.
  6.  
  7. 4. No CrossFit o corpo é trabalhado como um todo, os movimentos trabalham os diversos grupos musculares. Além de aumentarem a queima calórica, este tipo de treino estimula o aumento de massa muscular.
  8.  
  9. 5. Treinos de curta duração, mas de alta intensidade. Sessões curtas de treino e exercícios intensos que estimulam a libertação da hormona do crescimento e de testosterona, duas hormonas que contribuem para o ganho de massa muscular, a queima de gordura e até reduzem a produção de cortisol no organismo, que é a hormona que provoca a acumulação de gordura e que dificulta o emagrecimento.

 

 

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE CROSSFIT

Sente que pertence a uma comunidade

O CrossFit tem também associada uma componente social. A única rotina que existe no Crossfit são os horários e dias de treino fixos, o normal é os alunos começarem a ir sempre à mesma hora e por isso começam a conhecer os seus companheiros de treino e a partilhar experiências e entre-ajuda.

O CrossFit altera a visão sobre a prática de exercício físico

Porquê? É uma modalidade que se baseia em movimentos e não em exercícios. Ou seja, é uma modalidade funcional, que põe à prova praticamente todas as capacidades físicas. Além de ser um tipo de treino mais variado e menos rotineiro o que acaba por ter impacto na motivação do atleta.

É uma mudança de estilo de vida

No CrossFit há pessoas com todos os perfis corporais, nas boxes promove-se a entre-ajuda, o que acaba por resultar numa mudança social e também física. É provável que ao praticar crossfit te sintas mais forte, confiante e até mais satisfeita(o) com o teu próprio corpo.

 

 

CORPO SÃO, MENTE SÃ - AS VANTAGENS DO CROSSFIT PARA A SAÚDE

- Aumento da força e do condicionamento físico;

- Definição corporal;

- Queima de gordura durante e após o treino;

- Melhoria da flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio;

- Melhoria do funcionamento do sistema cardiovascular e cardiorespiratório, prevenindo assim doenças em ambos os sistemas;

- Aumento da resistência física e ganho de massa muscular;

- Redução de stress e aumento da autoconfiança;

- Aumento da energia e autoestima;

- Fortalecimento corporal;

  • - Aumento do metabolismo;

 

 

CONSELHOS PARA PRINCIPIANTES

Procura uma box afiliada, com instrutores certificados na modalidade.

Se não sabes que box escolher, podes começar por visitar as boxes do CrossFit de Alvalade, parceiros nutry4ALL, com uma box em Alvalade e outra no Parque das Nações, que marcam a diferença pela comunidade vibrante de atletas de CrossFit e de Coaches de alta qualidade, com diferentes competências e extremamente motivadores. Ou a Higia Box, em Torres Vedras, um espaço de referência no centro do país, também nossos parceiros.

http://www.crossfitalvalade.com/

http://higiabox.pt/

Escolhe Coaches com conhecimento na área do exercício e saúde e que recorram a material apropriado e a um planeamento específico. 

Desta forma garantem uma aprendizagem e um rendimento adequado, sempre em segurança.

Dismistifica tudo o que lês na Internet

É verdade que o CrossFit é um treino mais intenso que requer um maior esforço das nossas articulações, mas com a ajuda de profissionais especializados, os treinos adaptam-se às tuas capacidades e limitações.

 

 

O CrossFit é uma modalidade desportiva que se destina a qualquer pessoa que pretenda ser fisicamente ativa, independentemente do seu estado físico ou idade. Não é um atividade perigosa, desde que praticada corretamente, tal como o Fitness, ou musculação, por exemplo. É uma modalidade que visa a preparação física geral do atleta ou praticante com o objetivo que este obtenha sempre bons resultados.

Se já pratica CrossFit e pretende aumentar a sua performance, descubra a linha de suplementos nutry4ALL, criada especialmente para quem pratica esta modalidade de forma a preencher todas as necessidades mais específicas deste tipo de treino.

https://www.nutry4all.com/Product/List?goalId=1007

 

 

 

Scroll