Dicas para não quebrar a dieta na época do Natal

Dicas para não quebrar a dieta na época do Natal

Começa a altura das festas: jantar de natal da empresa, jantar de natal com amigos, jantar de natal com a família, almoço de natal, as sobras do natal e por aí fora! Começas tu também a dar em doido: “Como vai ser possível não engordar?”, “Como posso ir jantar fora tantas vezes e comer de forma saudável?”. Não temos a resposta certa para as tuas perguntas, porque todos somos e temos objetivos diferentes. Mas sabemos, que se queres manter a tua dieta e não arruinar os resultados de um ano inteiro de treino num par de semanas, o importante é manter o foco e fazer escolhas mais saudáveis.

 

DICA 1: Mantém as tuas rotinas de treino e alimentação

Sabemos que é difícil manter o foco quer nos treinos quer na alimentação durante este período das festas, mas sempre que puderes mantém o foco no teu plano alimentar, ou mantém uma alimentação o mais saudável possível. Mantém a rotina nos teus treinos, de forma a evitar grandes perdas de massa muscular.

 

DICA 2: Bebe bastante água

Faz da água a tua melhor aliada! Para além de te manter hidratado, a ajuda ajuda a desintoxicar o organismo e a evitar a retenção de líquidos, uma vez que a maioria dos alimentos nas festas possuem alto teor de sódio.

 

DICA 3: Bebe com moderação e álcool só depois de teres a “barriga cheia”

O álcool baixa os níveis hormonais do organismo, é altamente calórico e ajuda no processo de desidratação. Claro que nesta altura do ano, vai querer celebrar com os amigos e a família, mas antes de beberes álcool certifica-te que não o fazes de barriga vazia. A comida. para além de proteger o corpo da agressão do álcool e de uma brusca queda de glicémia, evita que bebas mais que o necessário, uma vez que o álcool possui várias calorias vazias.

 

DICA 4: Na hora do jantar opta por peixe ou carnes brancas

O maior problema da época natalícia são os fritos e os doces típicos desta altura do ano. Por isso durante as refeições mantém-te fiel à tradição do bacalhau e do perú. São alimentos menos calóricos que te podem ajudar a compensar o “desastre” das sobremesas.

 

DICA 5: Come de 3 em 3 horas

Um erro frequente é guardar toda a fome pros momentos de ceia. Isso faz com que comas mais do que o necessário e, geralmente alimentos mais calóricos. Por isso, procura manter-te alimentado para evitar picos de fome e exageros.

 

DICA 6: Evita ao máximo os fritos de Natal

Eles estão mesmo em cima da mesa e tu adoras, as rabanadas, os sonhos, as azevias. Quando pensares em atacar algum desses doces de Natal, pensa duas vezes antes de estragar a dieta, e lembra-te de qual foi o teu sonho ao longo do ano. Claro, que um dia não são dias, e um doce não é o que te vai arruinar a dieta. Mas evita os fritos ao máximo, assim como os exageros.

 

DICA 7: Vinga-te nos frutos secos

Os frutos secos são alimentos típicos de uma mesa natalícia e apesar de calóricos, possuem ótimos nutrientes, como o ferro e o selénio. Por isso, dá preferências aos frutos secos sempre que te apetecer um doce ou um bom bom, de forma a conseguires enganar o apetite.

 

DICA 8: Inicia ou acompanha a tua refeição com uma salada

Sabemos que não é o alimento mais apetecível de uma mesa de Natal, mas ao iniciares ou acompanhares a tua refeição com uma salada, ajudas o teu corpo a “encher-se” antes de aumentares o consumo de calorias.

 

DICA 9: Não te esqueças de manter a ingestão de proteína

Uma vez que muitos alimentos que compõem a mesa de Natal são ricos em gorduras, carboidratos e muitas vezes, pobres em proteínas. Mantém a ingestão proteica, por exemplo, através de um batido de whey.

 

DICA 10: Equilíbrio é a palavra-chave

O Natal é a época para estar com a família e o que a reúne é uma mesa recheada de boa comida. Disfruta esta época da melhor forma, o segredo para manteres a tua dieta nos eixos e não prejudicares os teus treinos é o equilíbrio, come mas sem exageros, compensa com um treino extra na semana seguinte.

 

A nutry4ALL deseja-te Boas Festas!

 

 

 

Scroll